Dra. Luana Araujo é médica infectologista, pesquisadora e comunicadora brasileira, amplamente reconhecida por sua atuação durante a pandemia de covid-19 no Brasil.

Natural de Adamantina, no interior de São Paulo, escolheu Minas Gerais para viver e criar o filho, ao lado do marido, o fotógrafo e produtor audiovisual Bruno Haddad.

Luana formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2006. Posteriormente, especializou-se em Infectologia e concluiu o mestrado em Saúde Pública na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, onde foi a primeira brasileira a receber a prestigiosa Bolsa Sommer.

Ao longo da carreira, desenvolveu projetos de saúde pública e prestou consultoria para governos de diversos países, incluindo Cabo Verde, Guiné-Bissau, Coreia do Sul e, naturalmente, o Brasil.

Atualmente, é consultora de análise no Hospital Israelita Albert Einstein, onde desenvolve estudos e projetos voltados para políticas de saúde pública. Também é uma voz ativa na comunicação científica e criadora de conteúdo digital — apenas no Instagram, mais de 335 mil pessoas acompanham seu trabalho e interagem com suas publicações.

Além da medicina, Luana também é cantora e pianista com formação clássica. Aos 15 anos, após concluir o ensino médio, estudou música na Áustria.